Pesquisa

quarta-feira, 17 de abril de 2013

RM Nucleus - Dicas


Integração Vendas/Compras:
       Ao faturar ou receber um pedido de venda/compra, podemos escolher apenas os itens que farão parte do movimento gerado. Para isto basta em opções/parâmetros/tipos de movimentos escolher o movimento do pedido e na pasta de integração compras/vendas marcar o campo "Marcar os itens que farão parte do movimento gerado".
 
Fórmula Consistência:
       Esta fórmula será utilizada para consistir produtos que serão informados no movimento, portanto, a utilização desta faz com que só seja possível incluir produtos no movimento que satisfaçam o resultado da execução desta fórmula que deve ser 1.
Exemplo: SE TABPRD('COR', 'S')<>"ENTAO 1 SENAO 0 FIMSE Só serão aceitos na inclusão dos movimentos itens que tenham a cor do produto preenchidas.
 
Tempo de Digitação:
       Para melhorar o tempo de digitação de um movimento, existe uma opção para que os valores financeiros do movimento não sejam atualizados a cada item digitado. Para isto, devemos em opções/parâmetros/tipos de movimentos marcar em valores financeiros/valores extras/fórmulas, o campo desabilita cálculo automático. Desta forma, os valores só serão calculados quando for solicitado pelo usuário através do ícone de recálculo do movimento ou quando confirmar a inclusão do mesmo.
 
Movimentos - Quantidade:
       Em Parâmetros/Tipos de Movimentos/pasta Itens/Outros Dados, marcando o campo "Visualizar Qtde.Original:" será possível visualizar a quantidade do item do movimento no momento da inclusão do mesmo. Depois de incluído o movimento, se a quantidade de um item for alterada, a quantidade inicial do mesmo sempre será visualizada.
 
Fórmulas:
       Utilizando a variável de fórmula "FATCONV"  é possível se fazer conversão entre a unidade do movimento e a unidade de controle do produto.
Exemplo: Vamos supor que a unidade do movimento é Tonelada e a de controle é Quilo, utilizando esta variável o sistema fará a conversão entre a unidade do movimento e a unidade de controle, cada Tonelada será igual a 1.000 Kg.
 
       Ao se parametrizar as fórmulas de cálculo do tipo de movimento deve-se observar algumas regras:
       Não envolver MVB nas fórmulas de tributos dos itens. Computar o valor dos tributos dos itens apenas no VALOROUTROS e VALORLIQUIDO, deixando no VALORBRUTO apenas o total dos produtos.
 
Parâmetros/Tipos de Movimentos:
       É possível especificar uma Unidade Fixa no movimento. Para tal, deve-se em Opções/Parâmetros/Tipos de Movimento na pasta Itens/Outros Dados, no campo Padrão da Unidade escolher "Fixa" e, no campo Unidade Fixa, especificar a unidade do movimento, que será colocada no item do movimento independente do produto, ou seja, todos terão a unidade aqui informada.
 
Tributos no Movimento: 
       Se a base de cálculo de um tributo, depende de outro, o tributo que fará parte da base de cálculo do outro deve ser inserido primeiro no tipo de movimento.
Exemplo: Se a base de cálculo do ICMS depende do IPI ( Exemplo: KQT*KPU+LVL('IPI') ), o IPI tem que ser cadastrado primeiro nos tributos do tipo de movimento. Isto vale tanto para tributos do movimento quanto para tributos do item do movimento.
 
Relatórios:
       Para se montar um pedido de orçamento recomenda-se utilizar LD com TcOrçamento e uma LD filha com TcItmOrçamento. Se for utilizado CP (cabeçalho de página), este não deverá conter campos destas tabelas. Neste caso deve-se utilizar sentenças SQL.
 
Default Rateio Centro de Custo:
       Para que o sistema carregue os rateios do Centro de Custo e/ou Departamento pelo default do Cliente/Fornecedor, deverá ser parametrizado o tipo de movimento para que o Rateio seja por Movimento, e no cadastro do Cliente/Fornecedor na pasta Rateio deverá informa os rateios defaults.
 
Baixa automatica de lançamentos financeiros:
       Trabalhando integrado ao RM Fluxus é possível gerar lançamentos de maneira que sejam baixados automaticamente. Para isso, é necessário que o parâmetro “Baixa lançamento no vencimento da emissão” esteja marcado no movimento integrado e que o vencimento do lançamento coincida com a data de emissão do movimento.
 
Cópia por Referência:
       Podemos, no momento da cópia por referência, fazer a cópia dos tributos caso o motivo de referência seja devolução de compra/venda.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário